Dicas para cuidar da saúde mental dos idosos

Quem nunca ouviu ou se preocupou em cuidar do corpo com exercícios físicos e uma boa alimentação, não é mesmo? Essa preocupação segue para a terceira idade, mas muita gente ainda esquece de outra questão que merece uma atenção especial: a saúde mental.

Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, pois quando um não está saudável acaba trazendo consequências negativas para o outro. Problemas mentais podem refletir diretamente no corpo, despertando cansaço, falta de energia e até mesmo desencadeando algumas doenças, e o contrário também é válido: a falta de um corpo saudável pode gerar sentimentos de tristeza, ansiedade e sensação de incapacidade.

Foi pensando na importância da saúde mental de idosos para a qualidade de vida que decidimos fazer um conteúdo especial sobre o assunto. Ao longo deste post você vai conferir algumas dicas sobre como cuidar da saúde mental na terceira idade, fique com a gente para saber mais!

A importância dos cuidados com a saúde mental
Cuidar da saúde mental é um hábito que deve acompanhar todas as fases da vida, mas pode se tornar ainda mais importante em momentos de adaptações como acontece na terceira idade. As limitações e os sentimentos trazidos pelas transformações do processo natural de envelhecimento podem desencadear sensações desafiadoras.

A perda de pessoas próximas, as mudanças corporais e algumas limitações físicas ou até mesmo mentais podem gerar algumas emoções negativas, que podem se tornar problemas mais graves como a depressão. Em tempos de isolamento social isso pode se intensificar ainda mais.

Idosos que moram sozinhos, por exemplo, precisam lidar com o desafio de estar longe da família e ainda com uma liberdade mais limitada para sair de casa. Muitos vão querer sair e nestes momentos é preciso ter paciência para explicar a situação de maneira clara, sempre reforçando o carinho que sente por ele e fazendo com que o idoso sinta-se acolhido e compreendido.

Confira alguns sentimentos comuns na terceira idade:

  • Solidão
  • Ansiedade
  • Tristeza
  • Sentimento de exclusão
  • Sentimento de incapacidade

Fique atento aos sinais. Ao contrário das doenças físicas, os problemas que afetam a mente muitas vezes são silenciosos e não demonstram sinais tão claros quanto às marcas corporais ou sintomas facilmente identificáveis, por isso é importante estar atento ao comportamento dos idosos para perceber qualquer alteração o quanto antes.

Confira alguns sinais para ficar atento:

  • Irritabilidade constante
  • Afastamento
  • Choros e desânimo frequentes
  • Falta de vontade ou energia para realizar atividades diárias
  • Mau humor e atitudes mais grosseiras ou até mesmo agressivas sem motivo
  • Recusa a se levantar da cama

Para quem convive com os idosos esse processo de atenção e identificação pode ser mais simples, mas, mesmo se estiver longe, procure conversar diariamente com o idoso por mensagens, telefone ou videochamada e fique atento aos sinais que nós listamos acima.

Para ver a matéria completa acesse o site:

 

7 dicas para cuidar da saúde mental dos idosos

13 thoughts on “Dicas para cuidar da saúde mental dos idosos

Fechado para comentários.

plugins premium WordPress