Meu INSS: Saiba como consultar o Extrato de Pagamento pela Internet

Plataforma digital permite que o contribuinte possa consultar, sem sair de casa, o pedido de aposentadoria, recibos de contribuições, entre outros serviços. Confira!

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem consultar o andamento do seu pedido de aposentadoria, recibos de contribuições, agendar idas a agências e até mesmo marcar perícia médica sem precisar sair de casa. Para isso, basta acessar o Meu INSS, plataforma digital lançada pelo instituto em 2019.

A ferramenta ganhou muita notoriedade durante o estado de calamidade pública decretado por causa da pandemia do novo coronavírus. Com as agências fechadas, os beneficiários tiveram que buscar outras alternativas para solicitar os serviços do INSS.

Extrato de Pagamento

O serviço é essencial para que o segurado confira os valores da aposentadoria, além da data e o banco em que o pagamento do benefício é feito. Por meio desse extrato, o contribuinte também tem acesso a informações sobre empréstimos consignados, décimo terceiro, entre outras informações.

A vantagem é que o beneficiário agora não precisa mais sair de casa para emitir o extrato de pagamento. É possível fazer a solicitação pela plataforma Meu INSS. O primeiro passo é acessar o site e se cadastrar, basta o usuário criar uma senha com, no mínimo, 8 caracteres, com letras e números.

Para quem já possui cadastro, o processo é bem mais simples. É só fazer o login e acessar a a opção ‘Extrato de Pagamento de Benefício’, do lado esquerdo da página. Vale lembrar que segurado também pode retirar seu comprovante de pagamento nas agências eletrônicas da Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

Extrato de Concessão de Benefício

O segurado também poderá solicitar uma declaração mostrando se existe ou não benefício em seu nome pelo Meu INSS. Para isso, basta selecionar a opção ‘Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta’, do lado esquerdo da página, e emitir o documento.

Agendamento de Visita ao INSS

Caso o contribuinte escolha ir presencialmente em uma das agências do INSS, mesmo assim será necessário realizar o agendamento da sua visita por meio do site Meus INSS.

O segurado deve acessar a página Meu INSS, escolher a opção ‘Agendamentos/Solicitações’, clicar em ‘Novo requerimento’, digitar no campo ‘pesquisar’ a palavra ‘pagamento’ e selecionar o serviço desejado.

Vale lembrar que o segurado deve apresentar algumas documentações na agência: documento de identificação com foto; CPF do procurador ou representante, se houver; documentos pessoais do interessado com foto; procuração ou termo de representação legal, caso outra pessoa vá retirar esse extrato.