Malhar melhora a qualidade de vida

Uma caminhada leve, hidroginástica ou dança. Engana-se quem acha que esses são os únicos exercícios indicados para quem está na terceira idade. A musculação é uma das atividades mais recomendadas para esta fase da vida, sobretudo porque é capaz de recuperar a massa magra, cuja perda é natural com o envelhecimento.
Evidências científicas comprovam que a musculação faz com que pessoas com mais de 60 anos ganhem massa muscular, prevenindo doenças, dando autonomia e independência, numa fase em que a pessoa tende a ficar mais limitada. 
Outros ganhos são obtidos com exercícios, pois com o envelhecimento, as cartilagens das articulações ficam mais desidratadas e com mais chances de sofrer desgastes, levando a artrose. Músculos mais fortes são capazes de protegê-las. Essa atividade também ajuda a manter a massa óssea, prevenindo a osteoporose.
Esse conjunto de fatores levam a melhoria da capacidade funcional e do equilíbrio, evitando assim as temidas quedas, que são um problema sério na terceira idade. Com a musculação, se trabalha força, resistência e a potência muscular. A potência é a capacidade de gerar força com velocidade, numa situação de desequilíbrio, essa habilidade é necessária para retomar a estabilidade com mais facilidade.
Benefícios da musculação na terceira idade:
– Garante força e flexibilidade, tornando o idoso mais resistente a quedas.
– Aumenta a densidade óssea, ajudando na proteção contra a osteoporose.
– Diminui a gordura corporal. Aliado a uma dieta balanceada, o treino de força para idosos é importante para a manutenção do peso.
– Combate a dor articular (na coluna, ombros e joelhos).
– Ajuda a manter a boa postura corporal. Com o avanço da idade, o sistema muscular esquelético vai perdendo a sua tonicidade.
– Melhora a autoestima e ajuda no combate à depressão, por causa da elevação dos níveis de serotonina
– Melhora a frequência cardíaca e a pressão arterial.
– Ajuda no controle de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.
Antes de começar qualquer atividade física, que deve ser acompanhada por profissional qualificado, o idoso deve ter a recomendação médica. 

592 thoughts on “Malhar melhora a qualidade de vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress