Medo do isolamento faz avós assumirem cuidados que não querem, diz psicóloga sobre relação com filhos e netos
Medo do isolamento faz avós assumirem cuidados que não querem, diz psicóloga sobre relação com filhos e netos
Ana Maria Rossi é presidente da International Stress Management Association (Isma-BR) e fala sobre os desafios de quem precisa lidar com a rotina de cuidar de crianças e, muitas vezes, de outros idosos.
Tomar conta dos netos em um momento da vida que deveria ser de mais tranquilidade e menos compromissos, ou pelo menos de autonomia para fazer escolhas, pode se tornar fonte de estresse e ansiedade para muitas pessoas que ingressam na fase dos 60Mais. As exigências da vida profissional podem ser trocadas, no momento da aposentadoria, pela rotina atarefada de quem precisa cuidar de crianças.
O desafio se multiplica quando essas mesmas pessoas, simultaneamente, passam a se tornar responsáveis pelos próprios pais — a chamada geração sanduíche, imprensada entre esses dois grandes desafios.
A psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association (Isma-BR), fala, nesta entrevista, sobre a sobrecarga emocional e física gerada por essas tarefas e também das implicações nas relações familiares.
Leia a matérica completa em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2023/06/medo-do-isolamento-faz-avos-assumirem-cuidados-que-nao-querem-diz-psicologa-sobre-relacao-com-filhos-e-netos-clik6mgjr00100156w81mh1oy.html
Pingback: water sounds