Cientistas produzem antibióticos com edição genética

“O surgimento de patógenos resistentes a antibióticos é uma das maiores ameaças que enfrentamos hoje”

Pesquisadores da Universidade de Manchester, Reino Unido, descobriram uma nova maneira de manipular enzimas-chave da linha de montagem em bactérias que podem abrir caminho para uma nova geração de tratamentos com antibióticos

Uma nova pesquisa publicada na Nature Communications descreve como a edição do gene CRISPR-Cas9 pode ser usada para criar novas enzimas sintetase de peptídeo não ribossomal (NRPS) que administram antibióticos clinicamente importantes. As enzimas NRPS são produtoras prolíficas de antibióticos naturais como a penicilina. No entanto, até agora, manipular essas enzimas complexas para produzir antibióticos novos e mais eficazes tem sido um grande desafio.

O governo do Reino Unido sugere que uma taxa de infecções por resistência antimicrobiana (AMR) é estimada em causar 700.000 mortes a cada ano em todo o mundo e deve aumentar para 10 milhões , custando à economia global 100 trilhões de dólares até 2050. AMR também ameaça muitos dos da ONU Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com um adicional de 28 milhões de pessoas que poderiam ser forçadas à pobreza extrema até 2050, a menos que a resistência antimicrobiana seja contida.

A equipe de Manchester afirma que o processo de edição de genes pode ser usado para produzir antibióticos aprimorados e possivelmente levar ao desenvolvimento de novos tratamentos que ajudem a combater patógenos e doenças resistentes a medicamentos no futuro. Jason Micklefield, Professor de Biologia Química no Instituto de Biotecnologia de Manchester (MIB), Reino Unido, explica: “O surgimento de patógenos resistentes a antibióticos é uma das maiores ameaças que enfrentamos hoje.”

“A abordagem de edição de genes que desenvolvemos é uma maneira muito eficiente e rápida de criar enzimas complexas de linha de montagem que podem produzir novas estruturas antibióticas com propriedades potencialmente melhoradas.”

 

Fonte: Agrolink

8 thoughts on “Cientistas produzem antibióticos com edição genética

Fechado para comentários.

plugins premium WordPress