Os melhores dos melhores são aqueles que tiveram uma equipe perfeita trabalhando nele, provocaram emoções e deixaram uma mensagem marcante. Estes são alguns desses filmes.

“Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” é Uma Montanha-russa De Emoções

Sitting on a bed on the beach
Quando o diretor Michel Gondry e o roteirista Charlie Kaufman se uniram em 2004, o resultado foi “Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças”. O filme mostra Jim Carrey como Joel Barish, um homem solitário que se envolve romanticamente com uma mulher extrovertida chamada Clementine, interpretada por Kate Winslet.

Depois que seu relacionamento azeda, os dois passam por um procedimento experimental para apagar um ao outro de suas mentes. O resultado é um filme altamente emocional e uma abordagem incrivelmente original, com o roteiro de Kaufman levando para casa o Oscar de Melhor Roteiro Original.

“O Grande Hotel Budapeste” é Uma Obra-Prima De Wes Anderson

Lobby boy and Gustave
“O Grande Hotel Budapeste” não foi apenas o filme de maior bilheteria do diretor Wes Anderson, mas também o primeiro a lhe dar uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor. Ele junta quase todos os aspectos que tornam seus filmes únicos e ao mesmo tempo parecidos. O filme está repleto de cenas esteticamente agradáveis, com diálogos espirituosos e personagens peculiares.

A obra se concentra em um garoto chamado Zero (Tony Revolori) que encontra trabalho no Grande Hotel Budapeste, administrado pelo excêntrico Monsieur Gustave (Ralph Fiennes). A partir daí, você é jogado no mundo de Anderson, onde nada pode ser previsto.

“Silêncio” é Uma Obra De Arte Horripilante

Liam Neeson
Entre os assuntos mais difíceis que os cineastas tentam abordar estão as questões existenciais sobre religião, o significado da vida, a moralidade e o propósito de cada um. Isso é exatamente o que Martin Scorsese pretendia fazer em seu filme “Silêncio”. O filme conta a história de dois padres jesuítas (Andrew Garfield e Adam Driver) que se infiltram no Japão em busca de seu mentor (Liam Neeson), que rumores afirmam ter renunciado à fé sob tortura.

A partir daí, os jesuítas enfrentam a violência e perseguição de um governo que deseja expurgar todas as influências estrangeiras. O filme é considerado uma obra de arte do diretor de fotografia Rodrigo Prieto, com contrastes entre beleza e brutalidade. O filme explora conceitos profundos de dúvida, sofrimento e fé.

“Tubarão” Ainda Está Causando Medo No Coração Do Público

Promotional Art

Se não fosse Steven Spielberg e sua incrível equipe, “Tubarão” poderia facilmente se tornar um filme de verão, esquecido na próxima primavera, mas não foi. Em vez disso, tornou-se um fenômeno cultural e permanece até hoje como um dos clássicos do cinema americano.

O estilo de Spielberg de criar tensão até ficar palpável, combinado com a agora icônica trilha sonora de John William, teve como resultado um filme de um calibre completamente diferente do que o público estava acostumado. Mesmo 40 anos depois, as pessoas ainda hesitam em entrar na água, refletindo sobre a horrível história de Quint, um caçador de tubarões que nunca voltou à costa.

“Os Imperdoáveis” Vira o Ocidente De Cabeça Para Baixo

Three cowboys
Clint Eastwood começou no gênero Velho Oeste. No entanto, ele nunca foi um pistoleiro típico. Isso é mais evidente em “Os Imperdoáveis”, um filme que ele dirigiu e estrelou. O longa conta a história de um fora da lei já aposentado, interpretado por Eastwood, que volta à ativa para um último trabalho.

É um conto que Eastwood mostra a verdadeira feiúra da violência, sem glorificá-la como acontece nos tradicionais filmes de faroeste. Ele fornece ao público uma experiência realista de como é matar e morrer.

“Sangue Negro” Mostra a Escuridão Dentro Das Pessoas

Daniel Day-Lewis' character
O diretor Paul Thomas Anderson dá vida à caça ao petróleo e à ganância por dinheiro no final do século XIX, em seu filme “Sangue Negro”. Estrelado pelos atores Daniel Day-Lewis e Paul Dano, o filme traz uma reflexão sobre os efeitos negativos do capitalismo na sociedade americana e as coisas depravadas que a ganância pode levar as pessoas a fazer. O desempenho surpreendente de Day-Lewis é perfeitamente apoiado pelas filmagens de Robert Elswit e pelo roteiro de Anderson, criando um filme que parece tão preto e sujo quanto o petróleo.

Há Um Significado Muito Mais Profundo Por Trás De “John Wick”

Keanu Reeves Walking

Estrelado por Keanu Reeves, “John Wick” é um filme de ação de tirar o fôlego que envergonha muitos outros da mesma categoria. É acelerado e bem executado. Antes de começar a filmar, Reeves treinou oito horas por dia, cinco dias por semana, durante quatro meses. Sua dedicação ao processo é uma das razões pelas quais o filme teve tanto sucesso.

Embora a iluminação, os efeitos especiais e o enredo possam ser emocionantes, “John Wick” é mais do que uma história sobre um ex-assassino em busca de vingança após o assassinato de seu cachorro. É sobre um homem de luto que perdeu a única coisa que o conectava à sua esposa recentemente falecida. Tem uma profundidade emocional que a maioria dos filmes de ação evita, tornando-o especialmente impactante.

“Você Nunca Esteve Realmente Aqui” é Incrivelmente Escuro e Diferente

Joaquin Phoenix

O filme “Você Nunca Esteve Realmente Aqui” segue Joe, (Joaquin Phoenix), um assassino de aluguel contratado por um senador para resgatar sua filha de uma quadrilha de tráfico sexual. No entanto, ele logo descobre que caiu profundamente em uma conspiração perigosa.

Embora o enredo possa não parecer tão original, a maneira como os personagens são tratados e como o filme subverte as expectativas é o que o destaca entre os demais. Phoenix mostra lindamente o sofrimento de seu personagem enquanto simultaneamente é um filho amoroso e um assassino implacável. É sua capacidade de fazê-lo e as reviravoltas inesperadas da trama que levam o filme a novos patamares.

A Bruxa” Revitalizou o Gênero De Terror

Family from the film

Na década de 1630, depois de serem banidos da comunidade puritana de Plymouth, um pai e sua família partem para o deserto, onde estabelecem uma fazenda à beira de uma vasta floresta. Depois que o filho desaparece misteriosamente, a família se separa enquanto é manipulada por uma força sobrenatural na floresta.

Para sua estreia como diretor, Robert Eggers passou quatro anos pesquisando o filme, tornando-o mais realista e igualmente o mais horrível possível. Porém, a iminente sensação de desgraça que o filme evoca não teria sido tão eficaz sem as excelentes atuações do elenco, tanto dos jovens atores quanto dos mais experientes.

“Manchester à Beira-Mar” Quebra o Coração De Qualquer Um

Casey Affleck

“Manchester à Beira-Mar” não é exatamente o tipo de filme que você assiste para se divertir. Escrito e dirigido por Kenneth Lonergan, o filme mostra a história de Lee Chandler, (Casey Affleck), que é forçado a retornar à sua cidade natal após a morte de seu irmão.

Ao saber que agora ele tem a custódia de seu sobrinho adolescente, ele também é confrontado com seu passado, um evento que criou uma ferida que nunca se curará. Affleck ganhou um Oscar por sua atuação, assim como Lonergan levou a estatueta de Melhor Roteiro Original. Por mais incrível que seja, o filme evoca emoções que você nunca quer experimentar na vida real.

“Mad Max: Estrada da Fúria” Empurra Uma Ação Para Seus Limites Absolutos

Tom Hardy and Charlize

Hoje, é fácil ficar desensibilizado com explosões geradas por computador e sequências de ação, mas esse não é o caso de “Mad Max: Estrada da Fúria”. A quarta parte da franquia “Mad Max” segue Max Rockatansky, (Tom Hardy), um humano selvagem e marginal, vivendo em um mundo pós-apocalíptico. Após fugir do vilão Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne), Max se alia a Imperatriz Furiosa (Charlize Theron), que busca libertar um grupo de prisioneiras.

Embora o enredo seja atraente, são as ações e os efeitos que o tornam um filme acima da média. A maioria das acrobacias é real, assim como os veículos de outro mundo varrendo o deserto. Além disso, a construção do mundo é incrível, com a cinematografia fazendo com que tudo pareça um pouco real demais.

“Cidade dos Sonhos” Foi Nomeado o Melhor Filme Do Século XXI

Naomi Watts

Desde os primeiros dias do cinema, os diretores vêm experimentando o surrealismo, com inspiração em outras formas de arte surrealista. Em “Cidade dos Sonhos”, David Lynch executa perfeitamente como o surrealismo deve ser traduzido em filme. O longa é comparável a um sonho perturbador, borrando as linhas entre sonhos e realidade.

O crítico de cinema Robert Eggers comentou que o filme “trabalha diretamente nas emoções, como a música”. Há tantas cenas memoráveis no filme que deixam o público grudado na tela, com a BBC o nomeando o melhor filme do século 21 até agora.

“Ela” Descreve Um Futuro Sombrio

Joaquin Phoenix

O filme “Her” (“Ela” em português) é um romance de ficção científica escrito, dirigido e produzido por Spike Jonze. Ambientado em um futuro próximo, a obra segue Theodore Twombly (Joaquin Phoenix), um escritor solitário que está se divorciando. Para combater sua solidão, ele compra um sistema operacional (Scarlet Johansson) por quem acaba se apaixonando. O belo uso de cores pastel, paisagens urbanas empoeiradas e a trilha sonora do filme fazem o público se sentir ao lado de Twombly.

A performance impressionante de Joaquin permite que o público simpatize com seu personagem, experimentando simultaneamente seus altos e baixos. A maneira como a sociedade é retratada quase chega perto da nossa realidade, trazendo a imagem de um mundo que não parece muito distante agora.

“O Assassinato De Jesse James Pelo Covarde Robert Ford” É Mais Uma Pintura Do Que Um Filme

Brad Pitt and Casey Affleck

Considerado um dos filmes mais subestimados da época, “O Assassinato De Jesse James Pelo Covarde Robert Ford” (2007) traz uma abordagem diferente do gênero faroeste. Isso porque a obra se concentra mais nos personagens do que nos tiroteios típicos.

Com cada fotografia de cena parecendo um quadro, o filme acompanha o famoso bandido Jesse James (Brad Pitt) e suas batalhas psicológicas, além de seu relacionamento com um admirador instável (Casey Affleck). O diretor de fotografia Roger Deakins até inventou uma série de novas lentes para obter as imagens que ele queria. E deu resultado! O filme acabou indicado ao Oscar de Melhor Fotografia.

“O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” é Épico Para Dizer o Mínimo

Aragorn

Não é segredo que a adaptação de Peter Jackson da trilogia “O Senhor dos Anéis” foi um dos maiores empreendimentos da história do cinema, mas o resultado compensou todo o investimento. O filme é astronômico em escala, repleto de batalhas épicas, bela cinematografia e uma trilha sonora diferenciada.

Na lista dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos, O Senhor dos Anéis” levou para casa 11 Oscars, incluindo Melhor Filme, e foi nomeado o filme de fantasia mais influente de todos os tempos.

“O Enigma de Outro Mundo” Trouxe Um Novo Tipo De Terror

Kurt Russel with weapon

Escrito por Bill Landcaster e dirigido por John Carpenter, “O Enigma de Outro Mundo” segue um grupo de pesquisadores em uma área isolada da Antártica. Lá, eles encontram “A Coisa”, uma forma de vida nunca antes vista, capaz de assumir a imagem de outros organismos. Uma vez que “A Coisa” assume a forma de qualquer um dos pesquisadores, eles são dominados pela paranoia, incapazes de confiar uns nos outros.

Embora originalmente o filme tenha recebido críticas negativas por seus efeitos especiais gráficos e cinismo, depois de algum tempo, as pessoas começaram a entender sua complexidade e valor. Hoje, é considerado um dos filmes de terror mais importantes já feitos, consolidando-se na história do cinema.

“Pulp Fiction: Tempo de Violência” é Até Hoje Lembrado

Samuel L. Jackson John Travolta

Escrito e dirigido pelo renomado Quentin Tarantino, o filme conta com um elenco de peso composto por Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Uma Thurman e John Travolta, entre outros. O filme mostra várias histórias de crimes diferentes que estão ocorrendo em Los Angeles.

Embora a atuação do elenco seja fantástica, o que realmente diferencia Pulp Fiction de outros filmes são suas tramas não lineares que se juntam no final. Você nunca sabe para onde o filme está indo ou em que ponto da linha do tempo você está. Para torná-lo ainda melhor, Tarantino adiciona seu próprio toque extra com uma trilha sonora que a maioria dos fãs conhece de cor.

“2001: Uma Odisseia no Espaço” Apresenta Algumas Perguntas Ousadas

Movie poster

Inspirado no conto de Arthur C. Clarke chamado “The Sentinel”, o filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” foi dirigido por Stanley Kubrick e apresenta uma viagem espacial a Júpiter com o computador artificialmente inteligente HAL depois que um monólito preto foi descoberto afetando a evolução humana. Enquanto o enredo é sedutor, o que torna o filme tão excelente é a sua precisão científica e os temas pesados de existencialismo, evolução, inteligência artificial e viagens espaciais.

O filme é considerado pioneiro em efeitos especiais, com som e diálogo usados moderadamente para criar uma atmosfera espacial. O filme já foi incluído em inúmeras listas dos dez melhores e foi considerado um dos maiores e mais influentes filmes já feitos.

“O Grande Lebowski” e Seu Humor Incomparável

Jeff Bridges
Escrito, dirigido e produzido pelos irmãos Coen, a comédia “O Grande Lebowski” conta a inacreditável história de “The Dude” (Jeff Bridges), que se vê preso em uma rede de mal-entendidos e planos fracassados na tentativa de obter um novo tapete. A trama do filme está por todo o lado, deixando o público tão confuso quanto “The Dude”, enquanto ele tenta juntar as peças.

Embora o enredo possa ser divertido, o que realmente torna o filme único são seus personagens excêntricos. Seu diálogo incrivelmente espirituoso e hilário também fornece ao público um suprimento infinito de citações ridículas que somente os fãs do filme entendem.

“O Labirinto do Fauno”éUma Combinação De História e Fantasia

Cover shot
Uma fantasia sombria dirigida por Guillermo del Toro, “O Labirinto do Fauno” acontece cinco anos após a Guerra Civil Espanhola. A história começa então a se misturar com um mundo mítico, enquanto a jovem protagonista Ofelia encontra criaturas mágicas que a levam ao seu destino final.

O filme foi elogiado por sua história, efeitos visuais, cinematografia e atuação. É um filme realmente bonito de assistir, embora violento e emocionalmente desgastante em certos momentos. Hoje, é considerado um dos melhores trabalhos de del Toro e é reverenciado pela comunidade cinematográfica.

FONTE: GZH